A Santidade acontece em nossa vida, na caminhada

santidade é a meta de todo cristão, mas é necessário de nossa parte, disposição, e a graça da parte de Deus.

Se nos consideramos cristãos, somos chamados a viver como Jesus, aderir uma proposta que nos foi sugerida: “Vem segue-me”(Mt 9,9).

Este caminho deve ser percorrido, devemos nos colocar a caminho, em uma vida espiritual, ou seja, de intimidade com Deus.

Esta intimidade se dá pela vida de oração, mas não só de parar para conversar com Deus, mas que nosso dia a dia, nas pequenas coisas ( do acordar, trabalhar e dormir), seja uma oração continua de louvar à Deus.

Lendo outro dia um texto sobre o crescimento espiritual, o autor nos sugeria, como lembretes:

– Primeiro: lembre-se de que o crescimento neste hábitos é como um programa de exercícios físicos, uma academia, uma dieta, ou seja, é um trabalho de processo gradual. Não tente fazer tudo desde o começo; trabalhe um a um, e vá acrescentando mais hábitos ao longo do tempo.

– Segundo: Procure viver estes hábitos como um firme propósito, mas contanto sempre com a ajuda do Espírito Santo e dos seus intercessores especiais, para fazer dos hábitos de santidade uma prioridade na sua vida.

– Terceiro: Viver os hábitos não é uma perda de tempo. Muito pelo contrário: com eles, você ganha tempo. Nenhuma pessoa que os vive diariamente vai ser menos produtiva em seu trabalho, nem vai comprometer sua vida familiar ou social. Deus sempre recompensa aqueles que o colocam em primeiro lugar.( Aleteia).

   Precisamos ter hábitos, rotinas para nossa vida espiritual, como foi colocado acima. As vezes temos o maior cuidado em nossa saúde física, com alimentação adequada, com atividade física, sempre em vista de uma meta. A pergunta é: e como estamos “alimentando e exercitando” nossa alma? Quais as nossas metas, em relação a nossa vida eterna?

Tenho certeza que o seu desejo é o céu, a sua meta é o céu, tendo como caminho a configuração com Jesus. Mas para isto precisaremos nos programar, nos preparar para ele o caminho , os “exercícios espirituais” já estão todos prontos para colocarmos em prática.

A Primeira coisa que devemos fazer é: Pedir a Deus a graça do Seu Espírito Santo, para nos levar a sua intimidade, a acreditarmos e acolhermos o Amor do Pai por cada um de nós.

A nossa vida deve ser uma oração em louvor à Deus. Desta forma, tudo que fizermos deverá para levar o Amor Misericordioso a todos os homens.

Colocaremos abaixo um roteiro, lógico que sugestões, que nos ajudarão nesta caminhada.

1-Ao acordar, pela manhã:

Lançar um olhar para o céu, e agradecer por mais um dia, pelo belo céu, e pedir que o Espírito Santo venha sobre você, que te inunde com seu amor.

Em seguida entregue todo o seu dia, todo o seu ser a Ele, para que te conduza, segunda a vontade de Deus, e se realize o sonho de Deus, em tua vida.

2-Escolha um horário, separe, consagre à Deus para estudo da Palavra e Oração Pessoal

Este deve ser o momento mais esperado do seu dia, pois você encontrará com o Amado de sua Alma. É um diálogo com Aquele que te olha com amor.

Pode iniciar com 15 minutos, mas depois vá deixando que o Espírito Santo te conduza, até chegar em 01 hora.

Geralmente sugerimos a Liturgia da Igreja, que teremos uma Leitura e o Evangelho. Escolha uma delas, lei atentamente, primeiro para entender o que diz a Palavra,depois você vai colocando a mesma em relação a sua vida, o que esta configurado a Ela e o que não esta.

Neste momento, você já vai conversando com Jesus, e colocando suas dúvidas, dificuldades para seguí-Lo, segundo a leitura daquele dia.

Também vai colocando tudo que você trás em seu coração, mas não esqueça que é um diálogo, entre duas pessoas, sendo preciso ouvir á Deus.

No final, louvar á Deus por tudo, pois tudo é d’Ele.

 

3-Meditação do Terço Mariano

Durante o seu dia, separe um momento para meditar os mistérios da vida de Jesus, pelo e com o olhar da Virgem Maria, que acreditou nos planos de Deus para sua vida e os acolheu , com a certeza que Ele sabia o que era melhor para ela.

4-Adorar Jesus, em espírito e em verdade

Dentro do possível, passe em um sacrário, e adore Jesus. Se poder ficar mais tempo, pode até fazer suas orações lá.

Quando adoramos Jesus na Santa Eucaristia, nos unimos com a Igreja celeste, em uma união escatológica.

Que possamos crer, adorar, esperar e amar Jesus, por todos os que não creem , não adoram , não esperam e nos O amam( oração do Anjo de Portugal).

Não esquecendo que devemos adorar Jesus em espírito , diante do sacrário, em verdade, com a nossa vida, até nos pequenos gestos.

5-Terço da Misericórdia

Em nosso dia a dia, que possamos rezar o terço da misericórdia, as 15:00hs, como Jesus pediu a Santa Faustina, pedindo com salvação de todos os pecadores. É uma oração de súplica à Misericórdia de Deus, no momento que Jesus deu a vida por nós.

6-Participar da Santa Missa e Comungar

É o momento mais importante do nosso dia, pois encontramos Jesus, em corpo e sangue, alma e divindade. Ele adentrar em nossos corações e ali faz morada.

Cada um que se esforce para participar diariamente da Missa, pois não existe graça maior.

7-Completas

A Igreja nos proporciona a oração das horas, que tem como finalidade santificar nosso dia, com a Palavra.

Entre elas esta as Completas. É realizada antes de dormirmos, onde realizamos um exame de consciência, e depois oramos com salmos, com a Palavra, terminando com oração a Nossa Senhora.

 

Que o Senhor Jesus, em sua infinita misericórdia, nos conduza a santidade. Amém.

 

Janet Melo de Saboia Alves

Membro Comunidade Católica Reviver pela Misericórdia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.