A TRADIÇÃO DO NATAL

O evangelista Mateus retrata uma discursão entre os fariseus e os escribas, querendo O interpelar a respeito da falta de cumprimento da tradição deles por parte dos discípulos. Fizeram então a seguinte pergunta: “Porque os teus discípulos violam a tradição dos antigos? Pois que não lavam as mãos quando comem”. Ele respondeu – lhes: “E vós, porque violais o mandamento de Deus por causa da vossa tradição? Com efeito, Deus disse: Honra pai e mãe e Aquele que maldisser pai ou mãe, certamente deve morrer. Vós, porém dizeis: Aquele que disser ao pai ou à mãe “Aquilo que de mim poderias receber foi consagrado a Deus, esse não está obrigado a honrar pai ou mãe”. E assim invalidastes a Palavra de Deus por causa da tradição. Hipócritas! Bem profetizou Isaias a vosso respeito quando disse: Este povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim. Em vão me prestam culto, pois o que ensinam são mandamentos humanos “(Mt 15, 2-9).

O que vimos nesta passagem da Sagrada Escritura é que a tradição oral a que os fariseus e escribas submetiam o povo sob o pretexto de assegurar a observância da Lei escrita, ia mais longe do que ela. No caso acima, o rodapé da Bíblia de Jerusalém nos explica: Porque os bens assim votados, ou seja, oferecidos a Deus (Korbâm) passaram a revestir um caráter “sagrado”, que interditava aos pais pretenderem para si qualquer parte deles. Esse voto, aliás, fictício, não obrigando a nenhuma doação real, era um meio odioso de livrar-se de um dever sagrado. Os rabinos, embora reconhecendo seu caráter imoral, consideravam válidos tais votos.

E o que isto tem a nos ensinar no dia de hoje? Cada vez que meditamos com a Palavra de Deus, ela tem a capacidade de fazer nova todas às coisas e de ser tão viva e atual, pois o Senhor quer nos falar exatamente sobre essas tradições as quais muitas vezes nos faz viver um Natal que nos tira do verdadeiro sentido: O nascimento do seu Filho Jesus.

O que fazemos muitas vezes por tradição, seguindo os mandamentos dos homens? O natal hoje é focado no consumismo desenfreado, nas compras em excesso, nas preocupações com a grande ceia de Natal, nos amigos secretos… Os canais de televisão com as suas propagandas, jornais, filmes, só nos mostram o Papai Noel, a árvore de Natal, os presentes… Aqui e ali é que vemos um presépio.

E com tudo isso, esquecemos que estamos vivendo um tempo tão maravilhoso da nossa Igreja, Tempo de Advento, Tempo de Espera, Tempo de Expectativa, que nos levou a refletir com os profetas e com Nossa Senhora de como anda a nossa vida e como está o nosso coração. Será que verdadeiramente estamos preparados para celebrar a nossa maior vitória, que é a nossa salvação trazida pelo Menino Deus? Ele é a nossa salvação.

Que na noite de hoje ao nos reunir com as nossas famílias, possamos elevar os nossos olhos e os nossos corações a Deus, e juntos louvar e agradecer pelo maior de todos os seus presentes: Jesus Cristo, o nosso salvador! Por Ele o Senhor abriu as portas do céu para nós, possibilitando alcançarmos a nossa vitória. Ele sim é o único motivo de celebrarmos tão grande festa!

Que este Menino Deus, venha tocar os nossos corações para que possamos verdadeiramente honrá-Lo com os nossos lábios e também com a nossa vida…

Um abençoado Natal.

Rosana (CCRM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.