Caminho da perfeição

“Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?”(Mt 19,16)

É importante que possamos abrir a Palavra em Mt 19,16-22, e lermos, contemplarmos a cena do encontro de Jesus com aquele jovem.

Interessante como o jovem se aproxima de Jesus perguntando: o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?  Lógico que, ele veio à Jesus porque havia em seu coração o desejo da vida eterna, mas trazia uma mentalidade, que nós também as vezes trazemos, que parte de nós realizarmos atos bons, para desta, sermos “recompensados” com o direito,  um lugar no céu. Como se nossa salvação dependesse de nossas forças e não da Graça de Deus.

Primeiramente necessitamos ter em mente que, como a Palavra nos diz, Bom só Deus. Um ato, um pensamento bom que tenhamos, já é Deus agindo em nós.

Segundo é que, o caminho que Deus escolheu para nós é outro, não o de méritos e recompensas, mas do Amor. É o Caminho que se inicia na obediência a Sua Vontade, aos seus Mandamentos, não por ser uma lei a ser cumprida, para não sermos castigados ou conseguirmos algo, mas porque experimentamos o Amor gratuito de Deus por nós, e em resposta, por gratidão, nosso coração  inflamado deste amor, só terá  o desejo de fazer a vontade de Deus, e que outros também a experimentem.

“Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.”(Mt 19,21)

É interessante que, a medida que vamos nos aprofundando na intimidade com Deus, seguir os seus mandamentos, não será pesado, muito menos cansativo, mas o Espírito Santo vai escrevendo em nosso coração a vontade de Deus, e dentro de nós vai crescendo o desejo de, dia a após dia, alegrarmos o coração de Deus, além de ir aparecendo  uma rejeição a tudo que fere o Seu Coração.

Começamos, então, a trilharmos o Caminho da Perfeição, que todos os Santos trilharam, que não é um caminho para os perfeitos, mas para os pobres, que é caminhar segundo a vontade de Deus.

A medida que caminhamos, chegará um momento que, iremos abrir mão de todas as riquezas que possuímos, que nos impedem de caminharmos, sejam interiores ou exteriores. Sim, interiores, as riquezas mais escondidas, que ninguém as conhece, só você e Deus.

Quando leio a Palavra do jovem rico, sempre me vem ao coração que , as riquezas que ele possui poderiam ser interiores e/ou exteriores. Porque, as vezes, podemos cair no engano de pensarmos que se trata apenas das riquezas exteriores, mas quantas riquezas e apegos interiores trazemos que nos impedem de fazer a vontade de Deus! Aquele jovem, exteriormente, para o povo, cumpria todos os preceitos da lei, mas as riquezas interiores, ninguém podia ver, só ele as conhecia.

Quantos “achismo” trazemos das nossas formações humanas, culturais, familiares, e pensamentos pessoais, que não queremos nos desapegarmos para trilharmos o Caminho que Deus escolheu para nós! Fazemos tudo muito correto, exteriormente, mas o que nos é mais caro para nos desapegarmos, ficamos guardando, escondendo. Pode até acontecer de encontrarmos Jesus, como o jovem, mas não temos a coragem de abrir mão de tudo, pelo Tudo, que é Deus.

“Em verdade vos digo que o rico dificilmente entrará no Reino dos Céus”(Mt 19,23).

A maior riqueza que o homem deverá, cultivar e guardar, é a pobreza. Porque o pobre é aquele que depende em tudo de Deus, e nada deseja possuir se não for para a Glória de Deus. Tem consciência que é um administrador dos Dons, das coisas de Deus.

O pobre caminha na humildade e obediência, acreditando e acolhendo a vontade de Deus, como Nossa Senhora.

O pobre acredita que, em Deus, esta toda a sua riqueza. Os bens materiais ou espirituais, não lhe trás nenhuma vaidade, aproveita-os para expandir o Reino de Deus, com o desejo que todos descubram o que ele descobriu: o único Tesouro que deixará o homem verdadeiramente rico, saciado e feliz,  esta no Coração de Jesus, o Amor. É neste Amor que nos é resgatado a Dignidade de Filhos de Deus. Eis o grande Tesouro, que só experimentam os filhos de Deus.

Peçamos ao Senhor, pela intercessão de Maria, Mãe da Divina Misericórdia, que nos dê a graça de trilharmos o Caminho da Perfeição, onde a nossa única riqueza seja Jesus.

Natal, 19 de agosto de 2019

Janet Melo de Saboia Alves

Co-Fundadora da Comunidade Católica Reviver pela Misericórdia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.