“Presépio de satanás” é exposto na Assembleia Legislativa de Michigan (EUA) como expressão da neutralidade do estado

satanic-display-and-nativity

O Templo Satânico recebeu aprovação legal para expor um presépio no gramado do Centro Legislativo do governo dos Estados Unidos, em comemoração ao aniversário de Satanás.

Em novembro, a Comissão do Estado de Michigan procurou um aconselhamento jurídico sobre a colocação de um presépio satânico no gramado do Capitólio, local de reunião do Congresso Estadunidense. Um membro da comissão disse que o presépio não estaria em exibição neste ano porque não havia quem pudesse dar manutenção todos os dias.

Jex Blackmore, que faz parte do Templo Satânico, disse que o grupo tem como objetivo incentivar a diversidade. “Onde existe uma resistência em manter imagens religiosas nos espaços públicos, o mínimo que podemos fazer é garantir que o governo se mantenha neutro, respeitando a diversidade dos pontos de vista religiosos, com nenhuma preferência ou exclusão”, disse Blackmore em um comunicado.

O Templo Satânico também obteve recentemente a aprovação de colocar uma tela no Capitólio da Flórida.

A luta para colocar imagens satânicas nas propriedades do governo não é nova. No ano passado, a Assembléia Legislativa da Flórida contou com vários itens do Templo, incluindo uma exibição dedicada a um monstro que os seguidores satânicos devotam.

Enfim, O Templo Satânico de Detroit conseguiu montar uma “exposição de Natal” no Capitólio (Centro Legislativo) de Michigan que se caracteriza pela chamada “Snaketivity Scene” (“Cena da Serpentividade”).

Conhecido desde o seu lançamento como “presépio de satanás”, o projeto tem um slogan que diz: “O maior presente é o conhecimento” com uma serpente enrolada em torno Cruz do Templo satânico.

Na cena montada, a serpente também está apresentando um livro chamado “Revolta dos Anjos” – o que pode ser deduzido como um “presente” a quem visita a exposição.

O porta-voz do templo satânico Jex Blackmore disse ao Jornal Estado Lansing que esta é uma forma de “valorizar e respeitar a diversidade”.

“Eu acho que esta temporada de férias é uma época do ano que é comemorado em muitas maneiras diferentes. Tendo o nosso governo endossado um ponto de vista singular ou método de comemoração da época natalícia é problemático quando nós tem uma comunidade diversificada de pessoas em Michigan. Queríamos acrescentar a essa conversa, tendo a nossa representação de como podemos celebrar esta época do ano”, disse.

O senador de Michigan, Rick Jones respondeu à exibição do grupo com a criação de um presépio, também no Capitólio.(Veja foto acima)

Jones destacou que a exposição satanista não precisava acontecer justo na época do Natal (festividade característica do cristianismo).

“Eles poderiam ter colocado a exposição deles em julho, abril ou em algum outro momento. Eles não precisavam coloca-la na época de Natal. Mas está bem. Nós vamos ignora-los. Eu não tenho medo das pessoas representadas por serpentes. Tenho certeza de que Jesus Cristo também não está com medo disso”, afirmou.

Mesmo tendo o seu projeto aprovado pelo governo, os responsáveis pela exposição acreditavam que não conseguiriam instala-la ainda neste ano por falta de pessoas que pudessem fazer a manutenção das imagens. Mas agora o display “Snaketivity” já está exposto e permanecerá no Capitólio até a próxima terça-feira (30 de dezembro).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.