“Oremos para que estes mafiosos se convertam a Deus e louvemos ao Senhor pelo luminoso testemunho de Pe. Giuseppe Puglisi”

Palavras do Papa durante a oração do Angelus de hoje na praça de São Pedro

CIDADE DO VATICANO, 26 de Maio de 2013 (Zenit.org) – De regresso da visita pastoral à Paróquia romana dos santos Elizabete e Zacarias, às 12h, o Santo Padre Francisco apareceu na janela do seu escritório no Palácio Apostólico Vaticano para recitar a oração do Angelus com os fieis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro. Publicamos a seguir as palavras do Papa antes da oração

Queridos irmãos e irmãs!

Bom dia! Esta manhã eu fiz a minha primeira visita a uma paróquia da Diocese de Roma. Agradeço ao Senhor e vos peço para orar pelo meu serviço pastoral na Igreja de Roma, que tem a missão de presidir a caridade universal.

Hoje é o domingo da Santíssima Trindade. A luz do tempo Pascal e de Pentecostes renove a cada ano em nós a alegria e o esplendor da fé: reconhecemos que Deus não é algo vago, o nosso Deus não é um Deus “spray”, é concreto, não é abstrato, mas tem um nome: “Deus é amor”. Não é um amor sentimental, emocional, mas o amor do Pai, que é a fonte de toda a vida, o amor do Filho que morreu na cruz e ressuscitou, o amor do Espírito que renova o homem e o mundo. E pensar que Deus é amor nos faz muito bem, porque nos ensina a amar, a nos doar uns aos outros como Jesus se doou a nós e caminha conosco. Jesus caminha conosco na estrada da vida.

A Santíssima Trindade não é produto do raciocínio humano, é o rosto com o qual Deus mesmo se revelou, não do alto de um trono, mas caminhando com a humanidade. É Jesus que nos revelou o Pai e nos prometeu o Espírito Santo. Deus caminhou com seu povo na história do povo de Israel e Jesus caminhou sempre conosco e nos prometeu o Espírito Santo que é fogo, que nos ensina tudo o que não sabemos, que dentro de nós nos conduz, nos dá boas ideias e boas inspirações.

Hoje louvamos a Deus não por um mistério particular, mas por Ele mesmo, “por sua imensa glória”, como diz o hino litúrgico. Louvamos a Ele, rendemos graças a Ele porque Ele é amor e porque nos chama a entrar no abraço da sua comunhão, que é a vida eterna.

Confiamos o nosso louvor às mãos da Virgem Maria. Ela, a mais humilde entre as criaturas, graças a Cristo já alcançou a meta da nossa peregrinação terrena: já está na glória da Trindade. É por isso que Maria, nossa Mãe, a Virgem Maria, resplandece para nós como um sinal de esperança segura. É a Mãe da esperança, em nosso caminho, Ela é a Mãe da esperança. É também a Mãe que nos conforta, a Mãe da Consolação e a Mãe que nos acompanha na caminhada. Agora rezemos todos juntos à Nossa Senhora, a Mãe que nos acompanha em nossa jornada.

Oração do Angelus

Palavras do Papa após o Angelus

Queridos irmãos e irmãs,

Ontem, em Palermo, foi beatificado Pe. Giuseppe Puglisi, sacerdote e mártir, morto pela máfia em 1993. Padre Puglisi foi um sacerdote exemplar, dedicado especialmente à pastoral juvenil. Ensinando as crianças segundo o Evangelho, as retirava do submundo e por isso este tentou derrotá-lo matando-o. Na realidade, porém, ele que venceu, com Cristo Ressuscitado.

Eu penso nas dores de tantos homens e mulheres, mesmo as crianças, que são explorados por muitas máfias, que os exploram obrigando-os a fazer um trabalho que os torna escravos, com a prostituição, com tantas pressões sociais. Por trás destas explorações, desta escravidão, existem as máfias. Oremos ao Senhor para que converta o coração dessas pessoas. Não podem fazer isso! Não podem fazer de nós, irmãos, escravos! Devemos orar ao Senhor! Oremos para que estes mafiosos se convertam a Deus e louvemos ao Senhor pelo luminoso testemunho de Pe. Giuseppe Puglisi e valorizemos seu exemplo!

Saúdo com afeto os peregrinos, famílias, grupos paroquiais vindos da Itália, Espanha, França e muitos outros países. Saúdo em particular a Associação Nacional São Paulo dos Oradores e dos Círculos Jovens, nascida há 50 anos a serviço dos jovens. Queridos amigos, São Felipe Néri, que hoje recordamos, e o Beato Giuseppe Puglisi apoiem seus esforços. Saúdo o grupo de católicos chineses aqui presente, reunido em Roma para rezar pela Igreja na China, invocando a intercessão de Maria Auxiliadora.

Dirijo um pensamento àqueles que promovem o “Dia do Alívio”, em favor dos doentes que vivem a reta final de sua caminhada terrena, bem como a Associação Italiana de Esclerose Múltipla. Obrigado por seu compromisso! Cumprimento a Associação Nacional Arma de Cavalaria e os fiéis de Fiumicello, perto de Pádua. Bom Domingo a todos e bom almoço!