Juventude e Dignidade do Corpo

Há alguns dias, fui realizar uma formação para um grupo de jovens, que aconteceu em uma escola pública, aqui na cidade de Natal.

Durante o retiro fui ao banheiro e enquanto esperava na fila, me chamou atenção um cartaz que falava sobre o cuidados higiênicos após uso do banheiro. Até aí achei muito interessante, mas no mesmo cartaz, tinha uma figura de um jovem, aparentemente nú, segurando uma camisinha na mão.

Continuei a leitura e, para minha surpresa, falava de camisinha para uma vida sexual de muito prazer, apimentada. Fiquei imaginando o que tem haver higiene pessoal e camisinha?

2013-09-01 09.47.57

Esta é a formação, sutil, disfarçada, que estão fazendo para os nossos jovens. Não estão interessados de saber se irão se ferir, se irão sentir-se usados, coisificados, não se preocupam com a pessoa, apenas transem a vontade, sintam prazer, com tanto que usem camisinha.

Lemos diariamente propagandas incentivando a promiscuidade dos nossos jovens, que infelizmente são pessoas que não estão preocupados com a dignidade da pessoa, do jovem em questão, mas unicamente desejam cumprir metas de vendas, contratos realizados entre partes.

Os nossos jovens não querem ser objetos de prazer nas mãos uns dos outros, eles querem ser felizes e buscam este caminho. Por isso precisamos apresentar aos jovens que, felicidade e liberdade não está em fazer sexo, usar drogas e embriagar-se, mas eles precisam primeiro descobrir que são preciosos, são um prodígio de Deus, um dom, e seu corpo é um Templo, um recorte do céu o qual Deus habita. Que o sexo que tem como objetivo só o prazer, cai em um profundo vazio, sem sentido, sem futuro.

2013-09-01 09.48.08

A sexualidade nos foi dada por Deus, é uma graça, mas deve ser vivida no momento de doação, de partilha de vida, de entrega, por isso só encontra seu valor e sentido pleno, vivenciado entre os cônjuges.

Por isso é necessário, é urgente, irmos ao encontro dos jovens, promovendo uma cultura da Vida, da Dignidade.

E vocês jovens, nós acreditamos na força e coragem de vocês, de dizerem Não a este tipo de formação, de propaganda, que não tem outro objetivo a não ser trazer lucro as fábricas de camisinhas, que muitas vezes custeiam campanhas politicas.

Nós acreditamos em vocês jovens, os santos de calça jeans, que gostam de dançar, sorrir, comer pizza, mas também serem felizes e livres, testemunhando que seus corpos não são objetos de uso, de prazer.

Que possamos ser protagonistas de uma nova cultura da Dignidade,da Vida,com o nosso testemunho.

 

Janet Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.