Meditação sobre o nascimento de Jesus 2014

Estes dias meditava sobre esta grande festa que é o nascimento, a encarnação de Jesus, o nosso salvador, e os meios os quais, Deus quis trazer seu Filho ao mundo.

O primeiro ponto que gostaria de abordar é: será que ao pensarmos no Natal vemos como algo distante, que aconteceu, muito belo, mas histórico?

O Natal, além do significado da palavra, local do nascimento, para nós cristãos, é o cumprimento da promessa de Deus, de sua fidelidade e amor a cada homem, feita no momento do pecado original.

Mas precisamos trazer para hoje o Natal, pois Jesus Cristo está vivo, e continua nascendo no coração de cada homem que ouve a sua voz, o acolhe , adere a sua proposta de vida nova. O Natal nos trás esta esperança de mundo novo, vida nova, transformada por Jesus. Mas assim como aconteceu há mais de 2000 anos, Jesus precisou encarnar no seio de uma Mulher, de uma virgem, chamou um homem justo e orante para tomar conta deles, de um jumentinho, de um estábulo, de uma manjedoura, de uma estrela para guiar povos pagãos, de camelos para levá-los, de estrada para ser percorrida, de anjos para anunciar, de pastores para acreditar…

Da mesma forma que aconteceu naquele tempo, Jesus deseja nascer e  ser apresentado ao mundo, por pessoas que O acolhem como Salvador, que escutam a Palavra de Deus, que não se acham dignos de recebê-Lo (mas o Senhor escolhe quem Ele quer), homens e mulheres que, ao ter tido uma experiência com o Amor Misericordioso de Deus, respondem com generosidade ao seu chamado.

Ao meditar com cada personagem ou figura do nascimento de Jesus, o que mais o Senhor me chamava a atenção é que todos, sem exceção, ouviram a voz de Deus,  na Humildade, acreditaram na Obediência e acolheram a missão que lhes foi confiada.

Pergunto agora: e você? Quem o Senhor te chama neste ano de 2015 a ser, para colaborar com os seus planos de salvação para o mundo de hoje?

Colocaremos abaixo algumas características de cada um dos personagens e figuras, e você poderá rezar ou, se o fizerem em grupos, podem sortear, e cada um reza com o personagem que lhe couber. Deixe que o Senhor realize a obra de santificação em sua vida e história, para que o sonho de Deus se realize na sua vida, e desta forma, você possa ser um servo da misericórdia, que apresentará Jesus, para todos os homens, o nosso Salvador, que acolhe o homem como ele se encontra e o ama.

PERSONAGENS E FIGURAS PARA MEDITARMOS

  1. MARIA SANTÍSSIMA: Maria estava em oração quando ouviu o anuncio do Anjo, que seria a Mãe do Salvador. Como judia, tinha muitos planos e desejo de ter muitos filhos, mas foi humilde quando acreditou na Palavra e obediente quando acolheu a vontade de Deus (Lucas 1,26-38). O Senhor nos chama a imitar Maria, na vida de oração e contemplação, descobrindo a nossa vocação, responder com generosidade, deixando planos pessoais para fazer a vontade de Deus. Que você possa pedir ao Senhor esta graça, e como Maria Santíssima, sair apressadamente para anunciar a Boa Nova do Reino, independente das “regiões montanhosas” que teremos que percorrer, e o mais interessante, comecemos anunciando com a vida, em nossas famílias (Lucas 1,39ss).
  2. ISABEL: Isabel era prima de Maria, que já na idade avançada, ficou grávida, e ao receber Maria, ficou cheia do Espírito Santo. Ela acolheu e acreditou, e desta forma ficou cheia de Graça. O Senhor nos chama também a sermos como Isabel, que mesmo nos locais da vida ou história, que se encontravam estéreis, acreditou que Deus podia fazer uma obra nova, transformar terra seca em terra fértil. Que devemos acolher aqueles que o Senhor encaminha, para anunciarmos a Salvação, e quando acolhemos com alegria, os frutos dos  Espírito Santo serão abundantes. Que você possa pedir a graça de ser como Isabel, mulher que acolheu Maria em sua casa, para ajudá-la, que acolheu a saudação, a pregação, o amor de sua prima.
  3. JOSÉ: A Palavra nos diz que José era um homem justo, que logo que soube da gravidez de Maria, e como não tinham coabitado juntos, pensou  em repudiá-la em segredo. Enquanto decidia, um Anjo lhe apareceu e lhe disse que não tivesse medo, pois Maria estava grávida do Salvador, e ele a acolhe como esposa. José era um homem orante, pois só desta forma, no momento tão difícil de sua vida, se recolhe em oração, e o Senhor lhe revela os seus planos, e prontamente ele acredita e acolhe a vontade de Deus. Você que foi chamado a pedir a graça das virtudes de José, pai de Jesus: ele era justo, orante, e na dificuldade e duvida, recorre a oração. Acolhe a vontade de Deus, é o protetor da Palavra e de Maria Mãe. Somos chamados a acolhemos a Palavra, protegê-la; acolher a Mãe Igreja e protegê-la com nossas orações e fidelidade ao nosso Carisma.
  4. MAGOS: sábios astrólogos, que podem ter vindo da Pérsia ou Babilônia ou Arábia do Sul, que estudaram as estrelas e ali viram uma mensagem: nasceria o Rei dos judeus. E se organizaram e partiram para homenageá-Lo. Estes eram homens sábios, mas acreditaram e acolheram, e tomaram o caminho. Um caminho montado em camelos, no deserto, com calor e sol. Pedras, sede, e para completar, ao chegarem à Jerusalém foram ao palácio, pois se nasceria um Rei, seria este o local esperado. Mas para sua surpresa não era lá. Encontraram com o Rei Herodes que pediu que descobrissem o lugar do nascimento do menino e voltassem para avisá-lo. E estes seguiram caminho, seguindo a estrela. Ao chegarem lá, viram o Menino e prostraram-se diante Dele, e abriram os seus cofres, colocaram suas riquezas a serviço de Jesus.
    Muito bem, você que tirou os Magos é chamado a pedir a graça que foi dada a eles: seguir os sinais que o Senhor te dá, ter vida de oração, e alegremente caminhar, na perseverança, pois o sol será forte, o calor também, as pedras, os Herodes, mas quem escuta a voz de Deus não desiste, nem nos seus “desertos”, nem nos que são impostos pela vida e situações. Se alegra a cada encontro com o Senhor, e abre todos os seus “cofres”, dons e tesouros que trazemos, e colocamos a sua disposição. Nos prostramos diante de Jesus, e com alegria e liberdade, nos tornamos seus servos. Somos chamados a sermos os Magos de hoje, que testemunham na vida esta entrega total ao Amado de nossa alma.
  5. ESTRELA DE BELÉM: a Palavra em Lucas 2,9 nos relata que havia uma estrela que guiava os Magos. Estrela que não falava, mas brilhava, resplandecia a luz do nascimento de Cristo. Somos chamados no mundo de hoje a sermos estas estrelas, que não precisam falar muito, ou diria, nada, mas sermos testemunhas que servem de sinal para todos aqueles que ainda não conhecem o Amor Misericordioso de Jesus. Sinal que brilha para os homens e mulheres de hoje, de humildade, paciência, amor, compaixão, perdão, intercessão, esperança e alegria. O mundo precisa urgente das “estrelas de Belém”, que não tem outra finalidade na vida, a não ser mostrar o caminho seguro para que todos possam chegar a Jesus.
  6. CAMELOS: Os camelos são animais com grande resistência ao deserto, tanto servem para conduzir pessoas como mantimentos. Fiquei imaginando os magos sem camelos, caminhando à pé. Não teriam chegado ao seu destino.
    Quando o Senhor nos chama para sermos os “camelos”, ele nos dá de beber, de sua água viva, nos enche de fortaleza, força e coragem , de não só caminharmos no deserto para vermos Jesus, mas ainda servir de ajuda, levar nas costas aqueles que precisam de auxilio e ajuda. Os camelinhos de Jesus, também levam mantimentos, que alimentam os irmãos na caminhada: amor, esperança, oração, coragem, fortaleza e ALEGRIA. Peçamos ao Senhor a Água Viva, que nos abastecerá na caminhada para o céu, e que possamos ser auxilio e amparo para levar os irmãos para terem uma experiência pessoal com Jesus.
  7. CIDADE DE BELÉM: aqueles que não conheciam a Palavra pensavam que Jesus iria nascer em Jerusalém, mas Deus quis nascer na pequena cidade, podemos dizer até insignificante de Belém. Terá que acolher Maria, José e Jesus. Ser Belém hoje é ser terra pequena e pobre diante de Deus, mas que foi chamada(o), escolhida(o), separada(o), para ser o local do nascimento de Jesus, o Salvador do mundo. Às vezes, aos olhos do mundo, sem muitas qualidades ou beleza, mas aos olhos de Deus, filha(o) preciosa(o) e escolhida(o), para ser terra de salvação. Ser Belém de hoje é deixar-se ser escolhida(o) por Deus, acolher o Senhor na terra do seu coração e deixar que faça morada, que nasça, e deixar que todos possam descobri-Lo através de sua vida e testemunho, e desta forma possa ser coração de acolhimento e oração para toda a humanidade.
  8. ESTÁBULO: é a casa ou local onde animais domésticos, como gado bovino ou cavalos são recolhidos para dormirem e se alimentarem. De um estábulo tornou-se casa para o nascimento do Salvador da humanidade. Às vezes nós estamos em nossa vida como verdadeiros estábulos, que só acolhemos situações ou vivemos como animais ou simplesmente passivos, vamos apenas existindo como local de abrigar criaturas. Mas o Senhor nos chama hoje, a passarmos de estábulos onde as pessoas só encontram ou vêem em nossa vida, situações como a de um estábulo, e a limparmos tudo e nos tornarmos casa do nascimento de Jesus.
    Fiquei meditando sobre quantas vezes as pessoas entram em nossa vida e encontram “comida de animal, palhas e mal cheiro (cheio de mágoas, ressentimentos, etc). Mas Jesus veio exatamente para mudar estas situações, e nos chamar para acolhê-Lo em nosso estábulo, e não se preocupe, basta dizer: Vem Jesus nascer em mim. E Ele não só vem, como faz uma mudança geral em nossa vida, deixa nosso coração cheio de sol, alegria, e amor. E todos aqueles que agora adentrarem em nossa vida, ao invés de estábulo de animais, irão encontrar Jesus. Deixemos Jesus nascer em nossos corações, e peçamos a graça do Espírito Santo, que faz nova todas as coisas.
  9. LAMPARINAS: Naquele tempo, quando chegava a noite, quem iluminava a casa, no presente caso, o estábulo, eram as lamparinas. Que graça deve ter sido, todos aqueles que percorriam as estradas, e ao chegarem no estábulo para ver Jesus, encontrarem tudo iluminado pelas lamparinas.
    Vamos agora pensar um pouco sobre como uma lamparina consegue iluminar um local: é colocado um querosene ou outro material inflamável, e este é aceso, através de um pavio, e contemplamos uma bela chama que ilumina todo o local em que se encontra, e quanto mais alto, mais espaço terá acesso a mesma. Mas para que a chama continue acesa é necessário que se consuma dia após dia, e seja abastecida. Se ficar apagada para não gastar o querosene, não irá iluminar, se deixar acabar e não abastecer ficará tudo no escuro.
    Muito bem, você que foi escolhido(a) para ser lamparina, luz para que todos aqueles que estão nas suas noites escuras (do pecado, cegueira, por não conhecerem o Amor de Deus, etc), é preciso se abastecer na vida de oração, da Eucaristia, Confissão e Oração Comunitária. Este é o “Querosene”, o combustível das “lamparinas de Jesus”. Outra coisa importante, é preciso deixar-se queimar, consumir de Amor, dar a vida pela sua missão, para que todos vejam através da luz que resplandece de sua vida, a Verdadeira LUZ: CRISTO JESUS.
  10. MANJEDOURA: Local de nascimento de animais, no estábulo, foi neste local que Maria colocou Jesus. O Senhor procura no mundo manjedouras para o nascimento de Seu Filho Jesus. A manjedoura precisa se dispor inteiramente para que o Menino Deus possa reclinar sua cabeça, descansar. Ela é simples e humilde, deixa-se ser colocada onde o Senhor achar melhor, e quando acolhemos Jesus em nossos corações, se tornando manjedoura, seremos aqueles que O apresentarão a todos, que são guiados pela estrela ou chamados pelos anjos, para que possam adorá-Lo. Manjedoura, que mesmo com suas “palhas”, acolhe a vontade de Deus, a Palavra de Deus em sua vida, se torna aquele(a) que apresenta Jesus, seja na oração, acolhimento, aconselhamento, liturgia, música, intercessão… para que possa ser adorado. Sejamos Manjedouras em nossos ministérios e serviços.
  11. PASTORES: os pastores são aqueles que estavam cuidando de suas ovelhas, dia e noite, cuidando para que os lobos não as devorassem, que estavam em seu trabalho, sua vida tranquila. Naquela noite, os Anjos lhes apareceram e lhes contaram que nascera em Belém o Salvador, e contemplaram os Anjos do céu louvando a Deus. Quando os Anjos voltaram ao céu, eles resolveram ver o que o Senhor lhes tinha dado a conhecer (Lucas 2,8-20). Os pastores tinham sua vida tranquila, trabalhando para sustento de sua família, e cuidando do que era seu para que não fosse roubado ou comido pelos lobos. Mas o Senhor tinha outros planos para aqueles pastores. Ele se fez conhecer, nos diz a Palavra, e os chamou a contemplarem a Jesus, a Salvação e saírem a anunciarem a todas as nações. Deus também chama a nós, homens e mulheres, que trabalham, cuidam de suas coisas pessoais (que é lícito), a sermos estes anunciadores desta Boa Nova, a todos os povos, deixando a nossa vida tranquila, com tudo resolvido, para irmos além. Pastorear o rebanho do Senhor, agora através da nossa vida e testemunho, oração e contemplação.

Que Nossa Senhora, Mãe da Divina Misericórdia, interceda por nós, e nos ensine a gerar Jesus em nossos corações e levá-los ao mundo inteiro. Amém.

Janet Melo de Saboia Alves
Cofundadora da Comunidade Católica Reviver pela Misericórdia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.